A Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito) começou nesta quinta-feira (4) os estudos técnicos para avaliar a viabilidade de implantação de radares de velocidade em pontos estratégicos de Balneário Camboriú.
Nos próximos dias, uma equipe utilizará um radar móvel para registrar a velocidade média dos veículos. O equipamento não terá função de autuar motoristas.
“O aparelho ele serve única e exclusivamente nesse momento para realização de estudo técnico, visando registrar as médias de velocidade que os veículos têm passado em vias de maior fluxo. Temos uma lei municipal que proíbe o uso de radar móvel para aplicação de autuação de infração de trânsito, então queremos tranquilizar que é apenas para estudo”, afirmou o diretor-presidente da BC Trânsito, Beto Castilho.
Os trabalhos já começaram no novo trecho da Avenida Martin Luther, próximo à Rua Maracanã.
“Vamos fazer esse estudo técnico em diversas ruas, principalmente aquelas que, por sua estrutura, trazem ao motorista a autoconfiança de acelerar o veículo acima do permitido, como na descida da Avenida Panorâmica, por exemplo. Depois, com base em todo o estudo realizado, podemos embasar possíveis implementações de radares fixos de velocidade”, explicou o diretor de Engenharia de Tráfego, Samir Cesário Pereira.
Durante a análise, os técnicos estarão uniformizados e ao lado de uma placa verde com letras brancas indicando “Estudo Técnico”.