A primeira turma do Curso de Pilotagem de Aeronaves Remotamente Pilotadas (CPARP) foi formada na última sexta-feira (18), em Balneário Camboriú. A capacitação foi promovida pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (CEFAG).
Com carga horária de 40 horas, o curso teve atividades teóricas e práticas, realizadas entre o dia e a noite, até o dia 18 de abril. O treinamento contou com instrutores de diferentes instituições de segurança e defesa, como CORE/RJ, BOPE/RJ, Receita Federal, FAB/DECEA, CBMSC, PMPR, Defesa Civil de SC, além das Guardas Municipais de Balneário Camboriú e Florianópolis.
A formação incluiu integrantes da Polícia Científica e Polícia Civil de Santa Catarina, Receita Federal, guardas municipais de Balneário Camboriú, Itapema, Joinville e Itajaí, além de servidores da Secretaria de Planejamento de Balneário Camboriú, Fundação do Meio Ambiente de Camboriú e Defesa Civil de Joinville.
Durante o curso, os participantes foram treinados para operar drones de nível 3, com câmeras térmicas e equipamentos de alto zoom. Eles agora estão aptos a executar missões em situações como desastres naturais, buscas em áreas de mata, reconhecimento, vigilância e outras ações previstas por lei. Em uma das aulas práticas, os alunos atuaram nas buscas por um empresário mineiro desaparecido em Balneário Camboriú.
“É a nossa primeira turma de pilotos de drone, como são popularmente conhecidos, formados pelo município de Balneário Camboriú, através da nossa Guarda Municipal. Importante destacar que esses agora formados atuarão dentro de suas instituições, como pronta-resposta em diversas situações de urgência, emergência e prevenção, possibilitando uma resposta mais efetiva para a comunidade. Para nós, é um orgulho ter nosso município como formadora dentro do Estado de Santa Catarina”, afirmou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann.