A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou a faixa etária para a inserção do implante subdérmico contraceptivo, o Implanon. Desde segunda-feira (25), o dispositivo passou a ser oferecido também para adolescentes de até 18 anos. Antes, o acesso era permitido somente para jovens de até 16 anos.
A secretária de Saúde, Aline Leal, explicou que a medida segue uma orientação do Ministério da Saúde.
“O Ministério da Saúde já publicou esta intenção, mas o processo ainda está em fase de conclusão. Porém, considerando a importância da medida, a prefeitura tomou a iniciativa e já está oferecendo o dispositivo à população”, afirmou.
Segundo a gestora, a rede municipal de saúde conta com mais de 50 enfermeiros habilitados para a aplicação do implante subdérmico e também do DIU.
“Hoje, as adolescentes que têm interesse na inserção conseguem colocar os dispositivos sem fila de espera. Basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para agendamento”, destacou Aline.
A enfermeira Priscila Pimentel Costa, do Departamento Técnico Assistencial (Data), ressaltou que o objetivo é ampliar o acesso a métodos contraceptivos de longa duração.
“Em 2023, chegamos a registrar no município 59 gestantes entre 12 e 17 anos. Hoje temos 22 grávidas dentro desta faixa etária. Ou seja, uma redução de mais de 60%”, pontuou.