A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú oferece gratuitamente aulas de natação em águas abertas. As atividades são promovidas às terças, quintas e sextas-feiras, no período da manhã, em dois pontos da Praia Central. O projeto é desenvolvido há cerca de cinco anos, e atende alunos a partir de 17 anos de idade.
As aulas são divididas em três níveis: iniciantes, intermediário e avançado. Os iniciantes aprendem do zero a técnica do nado, enquanto o intermediário desenvolve a natação até às bóias que vão de 200 metros até 2,5 mil metros de distância. No avançado, as distâncias percorridas são acima de 3 mil metros com entrada e saída de ondas, e entrada e saída em pedras.
Atualmente, a FME está com inscrições abertas para iniciantes, nas terças e sextas-feiras, às 6h15 e 7h15, na altura da Rua 1400. Para participar, basta criar um cadastro no site da FME (https://fmebc.sc.gov.br/). Em seguida, é necessário se apresentar ao professor responsável em um dos horários de treino.
Para os outros níveis, é feito antes uma avaliação pelo professor na aula de iniciação, que classifica se o aluno é de um nível mais alto. As aulas avançadas ocorrem nas quintas-feiras, na altura da Rua 1101.
“As aulas são voltadas para nado em águas abertas, onde os alunos aprendem desde nado craw até segurança no mar e interpretações das condições marítimas. Com a natação, o aluno tem diversos benefícios, como o aumento da capacidade respiratória e fortalecimento muscular. Hoje, na natação, contamos com 160 alunos aprendendo com segurança”, disse o professor de natação, Juliano Laghi Pagnoncelli.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o professor Juliano por meio do WhatsApp, pelo número 47 9969-1196.
Aluna se tornou guarda-vidas após iniciar na escolinha
As aulas promovidas pela FME fizeram a diferença na vida de Marianela López, de 31 anos, que iniciou no projeto em novembro de 2022 e atualmente atua como guarda-vidas na Praia Brava, em Itajaí.
“Eu continuo participando das aulas. Comecei por ter vontade de surfar, e como não sabia nadar, o professor Juliano me convidou para a natação e me apaixonei por isso. Comecei do zero sem nunca ter nadado em piscina, muito menos no mar”, comentou.
Marianela é natural da Argentina e há cinco anos mora em Balneário Camboriú.
“O projeto, a dedicação do professor e o amor com que ele ensina mudou minha vida. Hoje, morando longe da minha família, me fiz uma família aquática. Sou grata porquê hoje posso ajudar outras pessoas com minha nova profissão”, destacou a aluna.








