A atleta Mayara Vicentainer conquistou o vice-campeonato na Meia-Maratona da Copa do Brasil de Marcha Atlética, realizada no domingo (25), em Brasília. Representando a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú, ela garantiu o segundo lugar na prova, enquanto Ximena Vargas terminou na oitava colocação.
Com os resultados, Balneário Camboriú assegurou o troféu de terceiro lugar no geral feminino adulto por equipes. A competição contou com selo World Tour Bronze e serviu como evento preparatório para o Campeonato Mundial de Marcha Atlética, marcado para o dia 12 de abril, também na capital federal, quando o Brasil sediará o torneio pela primeira vez.
Mayara Vicentainer, atleta mais experiente da delegação, já tem presença confirmada na prova da maratona do Mundial. O treinador da FME, Diogo Gamboa, avaliou o desempenho do grupo na competição nacional.
“Esses resultados representam uma importante conquista, um troféu nacional para o Balneário Camboriú. Mais uma vez, a cidade se destaca como um dos principais centros do atletismo nacional. Estamos satisfeitos em cumprir nossas metas e objetivos desde o início do ano. Dando continuidade, focamos nos treinos do nosso grupo de marcha atlética, assim como nos demais atletas que iniciam a temporada em 31 de janeiro, no Campeonato Nacional Indoor, em Bragança Paulista”, afirmou.
A atleta também destacou a importância do resultado alcançado logo na abertura da temporada.
“Conquistar o segundo lugar na Copa Brasil de Marcha Atlética, nosso campeonato nacional, na estreia da temporada, foi um resultado muito significativo. Ficamos muito satisfeitos com o desempenho. Agora, mantemos o foco e a disciplina para o Campeonato Mundial de Marcha Atlética, em abril. Em conjunto com minha equipe, optamos por competir na maratona, com 42 quilômetros, e as expectativas são elevadas, principalmente por ser em território nacional”, disse Mayara.
Mayara Vicentainer é atual campeã brasileira dos 35 quilômetros, pentacampeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), Atleta Destaque de Santa Catarina pela Federação Catarinense de Atletismo em 2025 e também integrou a delegação brasileira no último Campeonato Mundial de Atletismo, disputado em Tóquio.







