A atleta da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Balneário Camboriú, Mayara Vicentainer, foi convocada para a seleção brasileira que disputará o Mundial de Atletismo de Tóquio, entre os dias 13 e 21 de setembro. A convocação foi anunciada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) na tarde de quinta-feira (28).
A vaga foi conquistada por atletas que atingiram o índice da competição ou somaram pontos suficientes no ranking. Mayara disputará a prova de marcha atlética de 35 km já no dia 13 de setembro.
Bicampeã brasileira na distância de 35 km em rua, a atleta vem sendo presença constante nas convocações da seleção. Desde o ano passado, ela se prepara ao lado do treinador Diogo Gamboa para conquistar índices e pontos no ranking mundial.
“Fizemos um planejamento para que tivéssemos bons resultados, escolhemos as competições e melhoramos as nossas marcas e a nossa pontuação no ranking. Não foi uma surpresa estarmos nessa convocação, mas é sempre uma alegria sem tamanho poder representar o nosso Brasil, a nossa nação e todo mundo que faz parte desse trabalho”, afirmou Mayara.
Ela destacou ainda que o desempenho é fruto do trabalho conjunto com profissionais da FME, da Federação Catarinense e de apoiadores.
“Eu espero voltar do Mundial com um bom resultado, de poder representar muito bem a todos”, completou.
Em 2025, Mayara participou de competições como a Copa Panamericana, onde obteve o melhor desempenho entre as brasileiras. Para o treinador Diogo Gamboa, o objetivo agora é colocá-la entre as 20 melhores do mundo.
“Para a gente, isso é maravilhoso, mostra que o trabalho tem sido muito bem realizado aqui em Balneário Camboriú, visto que nos últimos anos a cidade sempre esteve presente nos maiores eventos do atletismo mundial, graças às convocações de seleção brasileira. Esse ano, mais uma vez, estamos presentes em todos os eventos internacionais da categoria adulta com os nossos atletas, que fazem parte do programa Bolsa Atleta e treinam aqui em Balneário, dentro das nossas condições, sempre buscando evoluir”, ressaltou.
Mayara integra a delegação de mais de 40 brasileiros que disputarão a 20ª edição do Mundial, no Japão.