Na madrugada desta terça-feira (16), um incêndio atingiu uma árvore na esquina da Avenida Martin Luther com a Rua Jamaica, no Bairro das Nações, em Balneário Camboriú. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas e, pela manhã, a Defesa Civil foi acionada para avaliar a situação. A suspeita inicial é de que o fogo tenha sido criminoso.
A árvore da espécie Espatódea, com cerca de 15 metros e aproximadamente 50 anos, não é nativa e possui néctar tóxico para abelhas e beija-flores. Devido aos danos, será necessário realizar a supressão completa. Uma força-tarefa da Defesa Civil, Secretaria de Obras, Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e agentes de trânsito iniciou a poda das partes mais comprometidas. O corte do tronco está previsto para a noite.
“O incêndio comprometeu praticamente toda a parte interna da árvore e dá para a gente ver que o fogo foi até em cima. Isso está comprometendo a estrutura física dela. Apesar de não ter pego totalmente, já afetou a parte da condução de seiva, o que vai prejudicar a planta”, explicou o engenheiro agrônomo da Semam, Haroldo José Alberge.
A coordenadora de Prevenção a Desastres da Defesa Civil, Jhully Martins, destacou que a árvore já apresentava problemas estruturais e que o incêndio aumentou o risco.
“O papel da Defesa Civil, além de identificar o risco, é articular com outros entes públicos, como as secretarias de Meio Ambiente, Trânsito, Paisagismo e o Corpo de Bombeiros, buscando sempre as melhores estratégias para a resolução do problema”, afirmou.
O secretário da Casa Civil, Leandro Índio da Silva, garantiu que o corte não está relacionado a obras viárias.
“Por determinação da prefeita Juliana Pavan, a Secretaria de Meio Ambiente deverá plantar no local, como forma de compensação, um ipê amarelo adulto, que é a árvore símbolo de Balneário Camboriú”, disse.
Com os trabalhos de poda e supressão, a Rua Jamaica e uma das pistas da Avenida Martin Luther foram interditadas. A equipe de trânsito permanece no local para orientar motoristas e pedestres até a conclusão do serviço.