A atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú, Camila Bibas, de 42 anos, conquistou o segundo lugar na prova Rei e Rainha do Mar, uma das competições mais tradicionais da maratona aquática no Brasil. A disputa ocorreu no último sábado (13), no Rio de Janeiro, em condições de mar agitado.
Camila competiu no percurso de 10 km, na categoria de 40 a 44 anos, que reuniu sete atletas femininas. Ela garantiu a segunda colocação na categoria e terminou a prova em 21º lugar na classificação geral feminina. Ao todo, a competição contou com 92 nadadores, sendo 53 mulheres.
Integrante da FME há mais de três anos, a atleta avaliou a experiência como intensa do ponto de vista físico e emocional.
“Foram meses de muito preparo físico, tanto na natação quanto em treinos de força, e dias de ansiedade antes da prova. No dia da prova o mar estava com condições muito ruins, então passamos por mudanças de trajeto e horário, o que exige bastante controle mental. A largada foi o momento mais tenso, pois são muitos atletas entrando na água correndo ao mesmo tempo, entre homens e mulheres, então é preciso ter calma, conseguir estabilizar as emoções e seguir nadando pelos 10 km”, disse.
O principal objetivo de Camila era concluir a prova, que marcou sua estreia na distância de 10 km. Ao cruzar a linha de chegada, ela foi surpreendida com o segundo lugar na categoria, resultado que representou um marco em seu amadurecimento esportivo e mental.
Mesmo enfrentando vento e correnteza contrários, a atleta completou o percurso em 3h13m18s, distribuído em quatro voltas de 2,5 km.
“Apesar de esta ter sido minha primeira prova na distância de 10 km, já tenho histórico em provas de águas abertas com distâncias de 1 km, 3 km, 5 km e 8 km, sempre em competições regionais, com diversas medalhas e pódios. A participação na Rainha do Mar marca minha estreia em maratonas aquáticas e em uma das maiores e mais tradicionais provas nacionais da modalidade”, ressaltou.
A modalidade de natação em águas abertas é oferecida pela FME e vem ganhando espaço em provas de travessias e maratonas aquáticas, ampliando a presença de Balneário Camboriú no cenário esportivo nacional.








