O Ginásio da Barra (Barra Multieventos Hamilton Linhares Cruz) reabriu na noite de segunda-feira (8) após passar por reforma completa financiada com mais de R$ 4,5 milhões. A cerimônia marcou a entrega dos troféus dos Jogos Estudantis de Balneário Camboriú e duas partidas da 22ª Copa Sulbrasileira de Futsal.
A reinauguração contou com a presença da prefeita Juliana Pavan, do diretor-presidente da FME, Diogo Catafesta, da subprefeita da Região Sul, Grasiela Martins, de secretários e vereadores. Atletas e profissionais do esporte, que aguardavam a revitalização há anos, também acompanharam o retorno do espaço.
A obra incluiu troca completa do piso, manutenção do telhado, reforma dos banheiros, instalação de novos refletores e implantação de uma academia com equipamentos novos.
Durante o ato, a prefeita apresentou imagens comparando o estado anterior e o atual do ginásio.
“Nos últimos anos, já tiveram algumas licitações que não foram condizentes com a qualidade que a nossa comunidade precisa. Licitações e investimentos que se perderam. Nós encontramos um espaço extremamente deteriorado, acabado e abandonado, sem nenhum respeito pelos nossos atletas. E hoje nós estamos aqui, de sorriso aberto, honrados e orgulhosos dessa reforma de qualidade que estamos entregando no primeiro ano de governo”, disse.
Ela também citou avanços nos programas esportivos.
“Agora também temos o 13º do Bolsa Atleta que está tramitando na Câmara de Vereadores. E tem muito mais vindo por aí”, afirmou.
Para o diretor da FME, a entrega marca um avanço importante.
“A gente entrega uma quadra nova, muito moderna, flutuante em madeira com amortecimento, um telhado revitalizado, porque aqui chovia mais dentro do que fora quando aconteciam as chuvas, praticamente um ginásio novo. Quatro milhões e meio investidos, mas mais do que isso, é a importância que a prefeita e esse governo dão ao que é necessário, principalmente ao esporte, que muda vidas”.
A subprefeita Grasiela Martins reforçou que a comunidade aguardava a obra.
“Hoje estamos recebendo uma obra tão esperada, que a comunidade muito pedia pela situação em que se encontrava. Hoje, neste momento, estamos entregando o que a nossa região Sul merece”.
O treinador de voleibol da FME, Claudio Beraldo, relatou dificuldades enfrentadas antes da reforma.
“Hoje é um dia muito especial. Tivemos momentos bem difíceis antigamente, de ter que paralisar treino por causa de goteira, pombos que a gente tinha que desviar para conseguir treinar, parar a quadra pra ficar limpando toda hora, problemas no piso que começou a levantar e aí foi dificultando. A gente fazia o trabalho com três quadras montadas de voleibol, perdemos uma por causa do piso que apodreceu, então hoje é um motivo de muita alegria pra gente saber que vamos receber esse espaço todo revitalizado, novo e iluminado”.
A presença dos familiares de Hamilton Linhares — que dá nome ao ginásio — ocorreu no momento das homenagens. O filho, Hamilton Linhares Cruz Junior, destacou a importância social do espaço.
“É uma obra bastante importante, que eu acho que a juventude precisa muito dessa estrutura onde possa praticar o esporte. Agradeço a prefeita por essa inauguração, e que ela possa trazer muitos frutos para a comunidade não só da Barra, mas também de Balneário Camboriú”.
A reforma também incluiu melhorias em vestiários, alojamentos, fachada, janelas, portas, calçadas, arquibancadas, guarda-corpos e cabines de imprensa. O G3 permaneceu fechado durante os trabalhos e reabriu com os jogos de futsal desta segunda-feira.








