A premiação dos hotéis que participaram da edição 2025 da campanha Room Tax, através do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, aconteceu na noite de terça-feira (2), em evento para representantes dos hotéis que participam, ocorrido no Costão Parador | Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú. O momento foi patrocinado pelo Multiparque e Parksnet, que na oportunidade lançaram uma campanha de incentivo de vendas dos atrativos com premiação em dinheiro para os hotéis.
Hotéis vencedores
Os hotéis vencedores da Room Tax 2025 foram Palmas Executivo (Maior arrecadação por potencial instalado), Negrini (Maior crescimento entre 2024 e 2025) e Plaza Camboriú (Maior arrecadação em 2025). Neste ano a campanha também teve apoio da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por meio do setor de Cursos Livres, com um programa de treinamentos para as equipes.
Importância da participação
A Room Tax é uma contribuição espontânea para o turismo, uma prática mundial, onde toda arrecadação é destinada aos Convention Bureaux. Os hóspedes dos 24 hotéis participantes, de Balneário Camboriú, são convidados a pagar R$ 4,00 por dia (valor por quarto), valor que é repassado ao BC Convention, direcionado para manter a infraestrutura da entidade, o que permite realizar as ações importantes para a cidade, como captação de eventos, promoção do destino, capacitações do trade (incluindo agentes e operadores de viagens), realização de eventos, projetos de desenvolvimento do turismo e ações de marketing.
A Room Tax é uma receita muito importante para manutenção do BC Convention, como explica a presidente da entidade e hoteleira, Andrezza Negrini, que destaca ainda a importância do recepcionista no processo.
“É esse profissional que recebe o nosso turista em Balneário Camboriú e a Room Tax neste ano focou em conectá-los, treiná-los, mostrando e valorizando-os dentro do turismo da cidade, com cursos e capacitações que os incentivaram ainda mais. A hotelaria pôde ver em 2025 o quanto a Room Tax é primordial para o nosso turismo e entender de forma mais aprofundada o trabalho que o BC Convention realiza”, diz.
Andrezza aproveita para citar que é muito importante que mais hotéis se envolvam, porque é perceptível que os turistas apoiam a contribuição espontânea, que por existir mundialmente já é conhecida e possui baixa rejeição.
Destaques apontam a relevância da Room Tax
A proprietária do hotel com maior arrecadação por potencial instalado, o Palmas Executivo, Denise Schweinberg, afirma que fica muito feliz por estar colaborando com o Convention através da Room Tax e lembra que seu hotel já venceu outras vezes porque a equipe se engaja com a campanha.
“E eu sempre digo: a gente tem uma facilidade muito grande para fazer a cobrança dessa contribuição espontânea e eu acho que o que está faltando é mais alguns hotéis aderirem, pois nós somos um polo de turismo muito grande, e participar da Room Tax é muito gratificante”, pontua.
Já Priscila Maciel, marketing do Hotel Plaza Camboriú, conta que o hotel participou pela primeira vez da Room Tax neste ano e já se destacaram, pois toda a equipe ‘abraçou’ a causa.
“Noto que a recepção entrou no clima e conseguiu explicar para o hóspede a importância dessa contribuição espontânea ao turismo, pois está diretamente ligada ao BC Convention, que divulga Balneário Camboriú ao longo de todo o ano, consequentemente atraindo mais turistas para a nossa cidade e região”, completa.
Confira quais hotéis participaram da Room Tax 2025
Arco do Sol
Slaviero Brut
Camboriú Praia Hotel
Centromar Hotel
Hamburgo Palace Hotel
HM Plaza Hotel
Hotel D’Sintra
Hotel Geranium
Hotel Melo
Hotel Rosenbrock
Hotel Bella Camboriú
Hotel Palmas Executivo
Hotel Negrini
Hotel Marambaia
Hotel Mercure
Pousada Vila Atlântica
Rizzu Marina Hotel
Hotel San Marino
Hotel Santa Inn
Sandri City Hotéis
Hotel Vieiras
Hotel Sibara
Hotel Plaza Camboriú
Pousada Ligúria.







