A primeira edição da Feira da Orla de Balneário Camboriú, realizada nesta quarta-feira (5) no trecho revitalizado da Praia Central, registrou grande participação do público. Promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural, o evento reuniu 20 expositores entre artesãos e representantes da cultura alimentar, além de atrações musicais. A programação iniciou às 14h e seguiu até as 22h.
“Sabíamos que seria uma feira bem-sucedida, pois o evento foi realizado após grande planejamento por parte da Fundação Cultural. Porém, o resultado superou todas as nossas expectativas”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder. Segundo ele, alguns feirantes venderam todos os produtos antes do término da feira. “Foram, por exemplo, vendidos mais de 300 pastéis. Esse é um exemplo de como as feiras têm público e aceitação na cidade. A Feira da Orla realizada nesta quarta-feira (5) comprova isso”, completou.
Visitantes também elogiaram a iniciativa.
“Foi uma feira maravilhosa, linda. Espero que ela aconteça sempre”, disse Sônia Coelho, que aproveitou o evento para comprar presentes. Já Rita Paulini destacou o clima de confraternização: “Eu acho que a feira deveria acontecer toda semana. É um evento muito agradável, onde todos se encontram, comem algo, ouvem uma boa música”.
O visitante William Ribeiro dos Santos participou ao lado da esposa Gracieli e da filha Sofia, de dois anos. Para ele, a feira é uma ação importante para a economia local. “
É uma iniciativa muito importante, tanto para os feirantes quanto para o município, pois fomenta a economia. Nossa sugestão, porém, é que a estrutura seja ampliada, com mais mesas e cadeiras, por exemplo, e brinquedos para as crianças. Assim, a feira proporcionará mais conforto ao público”, sugeriu.
Os expositores também avaliaram o resultado como positivo.
“Esse evento foi muito esperado e sonhado por todos nós. Durante o evento, ouvi muitos elogios e pedidos para que a feira continue sendo realizada aqui na orla. Aproveito para agradecer à prefeitura pelo carinho e cuidado que está tendo com os feirantes”, destacou Diego Tagliani.
O expositor Brainham Everton Vieira reforçou:
“Viver a Feira na Orla foi algo incrível. O evento estava cheio de gente, conseguimos comercializar muitos produtos. Foi um dia que nos encheu de alegria e esperança”.
Daniela da Silva, representante da cultura alimentar, também comemorou.
“Foi realmente um sucesso. Imaginávamos que a feira seria positiva, mas a quantidade de público nos surpreendeu. Há também muitos elogios nas nossas redes sociais e pedidos de que o evento seja realizado constantemente”.
Já o feirante Celso Ferreira ressaltou o apoio da comunidade.
“Conversei com vários clientes que eu atendi, que são moradores ali da região. Eles enalteceram o apoio para a realização da feira e já queriam, inclusive, saber a data da próxima edição. Isso é muito gratificante”, afirmou.
O diretor de Artes da Fundação Cultural, Ed Rocha Jr., explicou que a Feira da Orla nasceu de um pedido dos próprios feirantes e ganhou força após o sucesso da edição-piloto, realizada em agosto durante o 7º Arrancadão de Canoas Artesanais. A Fundação Cultural passou a estudar a viabilidade do projeto, que se concretizou após a doação de 16 tendas pela empresa RV Empreendimentos, por meio do Edital nº 004/2025 de Apoio às Feiras Municipais.
“Iniciamos o estudo para criar uma feira na orla há meses. Para isso, realizamos visitas técnicas, fomos até a cidade de Santos, no litoral paulista, para entender as feiras de orlas que são tradicionais lá e entender como poderíamos aplicar em Balneário Camboriú”, explicou Ed.
O objetivo, segundo ele, é consolidar a Feira da Orla como um atrativo cultural e turístico permanente, valorizando os expositores locais e fortalecendo a identidade cultural da cidade.








