A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semam), iniciou neste domingo (19) as castrações gratuitas itinerantes de cães e gatos. A primeira etapa foi realizada no ônibus CastraBus, estacionado em frente ao Centro Educacional Municipal Alfredo Domingos da Silva, no Bairro São Judas Tadeu.
Foram realizados 141 procedimentos, sendo 67 cães atendidos pela manhã e 74 gatos à tarde. O atendimento priorizou moradores da Vila Fortaleza, mas outros bairros também foram contemplados.
As ações fazem parte do Programa Castra Pet, lançado em setembro pela Prefeitura, com o objetivo de controlar a população de animais de estimação. Diferente dos anos anteriores, as castrações agora ocorrem de forma itinerante, em locais e datas definidos pela Semam.
O secretário de Meio Ambiente, Nelson Oliveira, destacou que o programa atenderá todos os bairros, conforme a demanda.
“Isso é uma determinação da prefeita e nós estamos, nesse sentido, trabalhando, iniciando hoje em um domingo, que é o dia em que as pessoas, as famílias, têm mais tempo para doar aos seus pets”, comentou.
Moradores aprovaram a iniciativa. Gisele Vilvert levou seu cão Orion, de três anos, para castrar.
“Achei essa iniciativa muito boa, principalmente por conta da reprodução, pois depois não tem como dar conta de tanto cachorrinho na rua, e assim também evita doenças e mantemos a saúde deles em dia”, disse.
Para Osmarina Vieira, tutora de Belinha, de um ano e três meses, o projeto ajuda a combater o abandono.
“Quando são pequenininhos, eles querem os cachorrinhos, e depois os abandonam. Se pega, é para cuidar. Então essa ação da prefeitura vai ajudar muito com essa questão do abandono, e deve continuar sendo realizada mais vezes”, ressaltou.
Os tutores interessados devem cadastrar seus animais pelo link https://docs.google.com/forms/… ou pelo WhatsApp (47) 9982-1651. A próxima ação ocorrerá nos dias 1º e 2 de novembro, em local ainda a ser definido. O programa é fruto de parceria entre a Prefeitura, o Conselho Municipal de Proteção Animal e protetores da cidade.
Como funciona o CastraBus
O procedimento inclui avaliação pré-operatória, cirurgia com material esterilizado, microchipagem, medicação pós-operatória por cinco dias, fornecimento de roupa cirúrgica ou colar elizabetano, e acompanhamento, se necessário. O investimento total é de cerca de R$ 270 mil, dos quais R$ 96 mil vieram da arrecadação da Festa dos Amigos e foram destinados ao Fundo Municipal de Amparo aos Animais (Fama).
Ao todo, serão realizadas mil castrações de cães e gatos com até 30 quilos. O atendimento segue critérios de preparo pré-operatório e assinatura de termo de autorização. Todos os animais recebem um microchip com informações de identificação.
Os procedimentos são realizados pela MK Clínica Veterinária Ltda, credenciada pelo Edital nº 002/2025. Serão castrados animais de quatro meses a oito anos de idade, exceto raças como pug, spitz alemão e bulldog, que exigem exames específicos antes da cirurgia.