A Prefeitura de Balneário Camboriú realizou na quinta-feira (9) uma operação de fiscalização em locais suspeitos de atuar irregularmente na coleta de recicláveis. A ação foi coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Seseg) e contou com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar e outros setores municipais.
Participaram também as secretarias de Saúde, por meio das vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, e de Planejamento, através da Fiscalização de Atividades Urbanas. O objetivo foi verificar estabelecimentos denunciados por operar sem alvará e sem o devido registro de entrada dos materiais recicláveis.
“Visitamos seis estabelecimentos, dos quais dois foram interditados e dois notificados para regularização. A partir da regulamentação da recente Lei Municipal N° 5.094/2025, que regula esses locais, passamos a intensificar as fiscalizações. E um dos principais pontos a serem fiscalizados é a questão da origem dos materiais, que os proprietários desses locais têm que ter registrados”, explica o secretário de Segurança e Ordem Pública, Major Geraldo Rodrigues.
As fiscalizações ocorreram nos bairros Nova Esperança e São Judas Tadeu e envolveram mais de 20 profissionais.
“Essa ação integrada é importante para verificar a procedência desses materiais. Hoje, iniciamos com a fiscalização aqui na região sul, mas já há outras ações previstas para outros bairros da cidade, nos próximos dias, onde estaremos atuando para dar cumprimento à lei municipal”, destacou o diretor de Fiscalização de Atividades Urbanas, Artur Gayer.