Na tarde de quarta-feira (1º), a Prefeitura de Balneário Camboriú participou de reunião na sede da Arteris Litoral Sul, em São José dos Pinhais (PR), para discutir a possibilidade de um acordo de cooperação para gestão compartilhada das vias marginais da BR-101. O encontro contou com representantes do Município, do legislativo estadual e com o diretor de Operações Sul da Arteris, Antônio Cesar Ribas Sass.
Representando a prefeita Juliana Pavan, que cumpre agenda em Brasília, o vice-prefeito Nilson Probst entregou ofícios à concessionária. Também participaram o secretário da Casa Civil, Leandro Índio da Silva, e o secretário de Obras, Cristiano dos Santos. A reunião foi mediada pelo deputado estadual Carlos Humberto Metzner Silva.
“Foi uma reunião muito importante com avanços concretos na pauta de reivindicações que a prefeita Juliana Pavan vem apresentando desde a nossa posse para melhorar a mobilidade do entorno da BR-101 em Balneário Camboriú. O acordo para gestão e manutenção compartilhada das marginais deverá ser assinado ainda neste mês de outubro”, afirmou o vice-prefeito.
O objetivo da gestão compartilhada é garantir mais agilidade em manutenção, limpeza, soluções de tráfego e resposta a incidentes, em alinhamento com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Arteris. A empresa se comprometeu a elaborar uma minuta de acordo.
Outro ofício entregue pelo Município solicita autorização para construção de um novo trecho da Avenida Marginal Leste, entre o viaduto do km 138 e o elevado do km 137. A obra, de cerca de 1 km, busca resolver gargalos entre os acessos aos bairros São Judas Tadeu e Barra.
“A prefeita Juliana Pavan não abre mão de executar esta obra em nosso mandato, e não quer esperar decisões de outras esferas. Com a autorização, avançaremos na contratação dos projetos para executar a obra em 2026”, destacou Nilson.
Ainda na reunião, foram apresentados dois pedidos relacionados ao abastecimento de água. Um deles consulta sobre o uso temporário da rede de drenagem existente para atender a Casa de Passagem. O outro solicita autorização para implantação de rede própria de abastecimento no Bairro Várzea do Ranchinho, em trecho de 4,7 km entre a Uniavan e a Rua Floresta Negra. O projeto está em fase de orçamento e deve beneficiar moradores e equipamentos públicos.
O Município também reforçou reivindicações para inclusão de obras estruturantes no novo contrato de concessão da rodovia, em análise no Tribunal de Contas da União (TCU). Entre as solicitações estão: avanços das marginais em direção a Itajaí, melhorias no trevo do Bairro Estaleirinho, acesso à comunidade quilombola do Morro do Boi e outras intervenções.
“A prefeita, o vice-prefeito e o deputado vão seguir cobrando para que essas obras sejam incluídas neste novo contrato a fim de garantir o que a sociedade tem solicitado há muitos anos”, declarou o secretário da Casa Civil, Leandro Índio.
Um novo encontro está previsto para ocorrer em até 60 dias, quando a equipe técnica da concessionária apresentará devolutivas aos ofícios encaminhados.