No quarto dia de competições do Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado na Índia, o atleta João Mattos Marques Cunha, da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú, conquistou sua segunda medalha de prata. Aos 17 anos, ele é o integrante mais jovem da seleção brasileira no torneio, que segue até 5 de outubro.
No domingo (29), João garantiu a primeira medalha ao ficar em segundo lugar nos 400m da classe T72, categoria Petra. Já na terça-feira (30), voltou ao pódio após conquistar a prata nos 100m, encerrando sua primeira participação em Mundiais com duas conquistas expressivas.
Após a prova dos 100m, João comemorou o resultado, mas destacou que segue em busca do ouro.
“Não era uma dúvida que eu ia sair com essa medalha, mas em classificatórias eu consegui bater o recorde das Américas e a gente foi em busca do ouro, mas não foi dessa vez. Na próxima, a gente vai estar bem treinado e vamos buscar esse ouro”, afirmou.
O treinador da seleção brasileira, Caike Jacob Rovigo, também da FME, destacou o potencial do atleta.
“A gente sabe que o João só tem 17 anos, é o primeiro campeonato mundial, é a primeira competição internacional, então ele tem muito espaço ainda de crescimento e de trabalho para melhorar essas marcas. Eu não tenho dúvidas de que ele será nosso primeiro atleta olímpico da modalidade. A prova da frame entrou nos Jogos Paralímpicos para Los Angeles em 2028, então a gente pode contar com 150% de chance que o João estará entre os atletas convocados, representando mais uma vez o nosso município, mais uma vez o nosso estado, mais uma vez o nosso país em um grande evento”, ressaltou.
João registrou o tempo de 1min07s nos 400m e 15s33 nos 100m, estabelecendo recorde das Américas. Ele compete na modalidade Petra (Frame Running), que utiliza um triciclo sem pedais, desenvolvido para dar estabilidade a atletas com deficiência.