A Prefeitura de Balneário Camboriú lançou nesta terça-feira (23) a Chamada Pública para credenciar clínicas veterinárias móveis que irão realizar mil castrações gratuitas de cães e gatos. O serviço será oferecido prioritariamente a animais de famílias de baixa renda e de protetores da causa animal.
📌 Cadastro para tutores
Os tutores já podem inscrever seus pets para participar do programa. O cadastro deve ser feito pelo formulário online neste link ou pelo WhatsApp (47) 9982-1651. Animais de famílias inscritas no Cadastro Único e de protetores terão prioridade, mas a inscrição está aberta a todos. Casos não prioritários passarão por avaliação e entrevista com os tutores. O cadastramento começou em julho, durante a Cãominhada, quando 30 animais já foram inscritos.
📌 Credenciamento das clínicas
Empresas e entidades interessadas em prestar o serviço devem se inscrever até às 9h do dia 29 de setembro, exclusivamente pela plataforma BNC Compras. O edital completo está disponível no site da Prefeitura (bc.sc.gov.br), na aba Licitações.
📌 Como será a castração itinerante
O atendimento faz parte do Programa Castra Pet, lançado neste mês, e será realizado em locais e datas definidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semam). Serão contemplados animais de até 30 quilos. Cada procedimento incluirá consulta pré-operatória, cirurgia com material esterilizado, microchipagem, medicamentos por cinco dias, roupa cirúrgica ou colar elizabetano, registro clínico e acompanhamento, se necessário.
O investimento do Município é de R$ 270.806, sendo R$ 96 mil arrecadados na Festa dos Amigos e repassados ao Fundo Municipal de Amparo aos Animais (Fama).
“Esse é um passo muito importante para Balneário Camboriú. Ao credenciar clínicas veterinárias móveis, conseguimos ampliar o alcance das castrações e levar o serviço até os bairros, facilitando o acesso da população. Nosso compromisso é garantir que os animais tenham um cuidado digno e que o Município avance no controle populacional responsável, prevenindo abandonos e fortalecendo a causa animal. Como presidente do Conselho do Bem-Estar Animal, reforço que essa ação é fruto de um trabalho coletivo, que envolve poder público, protetores e a sociedade. Juntos, estamos construindo uma cidade mais consciente, solidária e que respeita a vida em todas as formas”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira.