Entre réplicas de dinossauros gigantes que habitaram a Terra há milhões de anos, brincadeiras e fósseis originais distribuídos ao longo de 30 mil metros quadrados, o Parque Aventura Jurássica comemora dois anos e se consolida como uma das principais atrações turísticas de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Rugidos de animais pré-históricos, risadas de crianças e sons da natureza compõem a trilha sonora da atração, que já recebeu mais de um milhão de visitantes. Para celebrar a data, o público que estiver no parque neste domingo (21) poderá participar de atividades especiais e ganhar brindes personalizados.
Conheça curiosidades que tornam o Parque Aventura Jurássica uma experiência única para toda a família
Trilha da Era Mesozóica
É o primeiro parque temático do mundo a expor espécies que deram origem aos dinossauros do Período Triássico, como o Buriolestes schultzi e o Gnathovorax. A trilha, com 800 metros de extensão, retrata a Era Mesozóica e apresenta os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. A cor do chão e a vegetação mudam de um período para outro, retratando fielmente como eram na época. São cerca de cem réplicas ao longo do caminho – a maioria se move e emite rugidos, trazendo ainda mais realismo à experiência pré-histórica.
Jardim Mesozóico
O Jardim Mesozóico reúne espécies das mesmas famílias de plantas que existiram na era dos dinossauros e que permanecem até hoje, como a samambaia (Cladophlebis). Do local, tem-se uma visão ampla e privilegiada do parque. Ao longo de toda a trilha Mesozóica, há também plantas destacadas, como a Palmeira-das-Canárias (Phoenix canariensis), que existiu entre 250 e 65 milhões de anos atrás.
Fósseis originais e raros
O parque conta com um Museu de Paleontologia que abriga cerca de 100 peças, entre elas fósseis raros, como o maior crânio de Mosassauro já exibido na América Latina – com 1,20 metro de comprimento – encontrado na região de Khouribga, no Marrocos. Trata-se de um exemplar da espécie Thalassotitan atrox, um dos mais emblemáticos répteis marinhos do período Cretáceo. Outra raridade é um ovo original de Hadrossauro, com cerca de 80 milhões de anos.
Tenda do Paleontólogo
Na Tenda do Paleontólogo, as crianças se transformam em pequenos exploradores. Com ferramentas semelhantes às utilizadas por cientistas em escavações reais, elas têm a chance de descobrir fósseis e conhecer de perto como funciona o trabalho da paleontologia. A experiência aproxima os pequenos da ciência e mostra que é possível aprender brincando.
Os gigantes
O maior dinossauro do parque é do período Cretáceo: o Argentinossauro, com cerca de 35 metros de comprimento e dez de altura. Seu “vizinho” é um imponente T-Rex, com 25 metros de comprimento e oito de altura. Somente no parque é possível encontrar, lado a lado, animais que viveram em eras geológicas e regiões distintas, seguindo a linha cronológica do tempo.
Outras atrações
Desde a abertura, em setembro de 2023, novos investimentos em atrações diferenciadas foram realizados para que os visitantes encontrem sempre novidades. O parque conta com mais de 20 atrações, como cinema interativo, tirolesa, arvorismo (para crianças e adultos), mineração, passeio de barco, parquinhos, parede de escalada, mirantes, restaurante e loja temáticos. Além disso, oferece diversos cenários para fotos personalizadas.