Balneário Camboriú promoverá, no dia 30 de setembro, uma capacitação gratuita em panificação dentro do programa Cidade Empreendedora. O curso faz parte do Projeto Padaria Artesanal – Formação de Agentes Multiplicadores, e busca preparar pessoas para transmitir os conhecimentos adquiridos a comunidades em situação de vulnerabilidade social.
As inscrições devem ser feitas pelo link forms.office.com/r/Mt44PrEwHe.
O projeto é desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com Sebrae, Senai e Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O objetivo é incentivar o empreendedorismo, ampliar a inclusão produtiva e contribuir para geração de renda e formalização de negócios.
A capacitação terá oito horas de duração e será conduzida pelo Senai, incluindo parte teórica e prática, com a produção de dez tipos de pães artesanais. As aulas ocorrerão no campus da Univali em Balneário Camboriú, na 5ª Avenida, nº 1100, Bairro dos Municípios, das 13h30 às 17h30 e das 18h às 22h.
“Esse projeto representa muito mais do que uma capacitação em panificação. Ele abre portas para que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham a oportunidade concreta de transformar conhecimento em renda, ao mesmo tempo em que fortalece a inclusão produtiva e o empreendedorismo local. Nossa meta é formar uma rede de multiplicadores que leve esse aprendizado adiante, gerando impacto positivo em nossa cidade. Além disso, buscamos que esse modelo de capacitação possa ser replicado em outras áreas que apresentam carência de trabalhadores com qualificação”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira.
O programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, foi adotado pela Prefeitura em junho de 2025 e está estruturado em nove eixos estratégicos. Um deles é a inclusão socioprodutiva, no qual o Projeto Padaria Artesanal está inserido. As ações no município são coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com apoio de outras secretarias e entidades empresariais e acadêmicas.