De 02 a 05 de setembro, o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, promove o III Congresso Estadual de Educação Inclusiva.
O evento será no auditório nobre do campus, é gratuito e destinado às pessoas que atuam na área da educação: professores da Educação Básica e do Ensino Superior, gestores, profissionais da Educação inclusiva, segundo professor, monitores, estudantes e familiares de pessoas com deficiência. O Congresso faz alusão ao 21/09 – Dia nacional da luta da pessoa com deficiência.
De acordo com a coordenadora do NAPNE, Márcia Rodecz, a terceira edição do evento terá o seguinte tema central: “Inclusão: seja rede de apoio”.
“O Congresso será importante para divulgarmos políticas e práticas exercidas pelas diferentes redes de apoio – família, Estado, instituições que atuam na inclusão, mercado, empresas e comunidade, compartilhando as responsabilidades, repensando e tendo como referência o modelo social de deficiência”, destacou a coordenadora.
Ao longo da programação, o Congresso contará com palestras e oficinas que abordarão temas relevantes para a educação inclusiva, como o atendimento educacional especializado, práticas pedagógicas acessíveis, acessibilidade digital, altas habilidades/superdotação, show de talentos, paradesporto, Libras e estratégias para o desenvolvimento infantil.
“As atividades foram pensadas para oferecer tanto reflexões teóricas quanto experiências práticas, possibilitando a troca de saberes e a construção coletiva de redes de apoio”, ressaltou Márcia.
Inscrições e certificação
Para participar, é necessário realizar a inscrição gratuita por meio do link: https://bit.ly/inclusaoifc
Confira a programação completa em: https://bit.ly/inclusaoifc
Sobre o NAPNE
O Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas -NAPNE é voltado para o fomento aos estudos das questões relativas à inclusão de pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas, e desenvolvimento de ações de inclusão e quebra de barreiras atitudinais, educacionais e arquitetônicas.
Em junho de 2023, o NAPNE do IFC Camboriú passou a contar com a participação de instituições da região que atuam com a inclusão. Hoje são doze instituições integrantes do NAPNE – Camboriú.
Dúvidas sobre o evento: napne.camboriu@ifc.edu.br
Confira a programação completa:
Dia 02/09 (terça-feira)
8h – Credenciamento
8h30 – Solenidade de abertura
9h – Entrada das Instituições que compõe o NAPNE – IFC Camboriú
10h – Palestra de abertura: “Seja apoio para quem apoia!”
Palestrante: Gilmara da Silva – Consultora de Educação e Coordenadora da Associação dos Municípios da Região do Foz do Rio Itajaí-AMFRI.
13h30 – Show de talentos
Dia 03/09 (quarta-feira)
8h30 – Momento cultural
Das 9h às 11h – Palestra: “O atendimento educacional especializado e suas interlocuções como rede de apoio aos educandos atendidos neste serviço”
Palestrante: Ronan Adinael Pinheiro – Professor de Educação Especial de Itajaí/SC
13h30 – Depoimento de uma Rede de Apoio: A família
14h: Palestra: “Inclusão e projetos de vida”
Palestrante: Casemiro José Mota – Professor da Educação Básica e Tecnológica – Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari
16h – Exposição de Práticas Inclusivas
Dia 04/09 (quinta-feira)
Das 8h às 09h – Exposição de Práticas Inclusivas
Local: Bloco F do IFC Camboriú
Das 9h às 11h – Oficinas – Cada congressista deve se inscrever em 01 (uma) Oficina no período matutino e 01 (uma) Oficina no período vespertino
Local: Salas do Bloco F
Oficinas
04/09/25 – quinta-feira
Período: Matutino, das 9h às 11h
Oficina 01: Dança Inclusiva – com Amor pra Down (Itajaí/SC) – formadores Flávia Cristina Nabozni Teixeira e Jean Rodrigo Ramos.
Conteúdos: Consciência corporal; Elementos da dança: ritmo, espaço e tempo, força; Expressão Corporal; Criação coreográfica com e sem objetos;(lenço e balão); Improvisação e Dança Criativa. Vagas: 40
Oficina 02: Material diversificado e flexibilizado para aluno PCD – com as pedagogas Dirce Nowak Vettori e Tatiane Alfonso, da APAE Camboriú/SC. Objetivo: promover a inclusão e a aprendizagem do aluno com deficiência de forma eficiente e adequada. Aprender a diferenciar os materiais pedagógicos flexibilizados, além de compreender as atividades para atender às necessidades específicas de cada estudante. Conhecer exemplos práticos desses materiais que podem ser aplicados em sala de aula. A oficina é voltada para professores do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais.
Conteúdos: Diferença entre material Adaptado e flexibilizado/Adaptação e/ou flexibilização de uma atividade para um aluno PCD/Exemplos de Material Adaptado e/ou flexibilizado. Vagas: 40
Oficina 03: Brincar para Desenvolver – com APAE de Balneário Camboriú/SC
Objetivo: orientar sobre o Desenvolvimento Infantil, Programa de Prevenção de Deficiências: Ações em Rede – PDEAR. Será abordada a importância da prevenção de deficiências e ações em rede. Os formadores, Ana Paula Manjobosco (Fisioterapeuta), Cátia Bibiano (Psicóloga) e Letícia Soldadeli (Pedagoga), proporcionarão conhecimentos essenciais sobre desenvolvimento infantil, brincar e estimulação precoce.
Conteúdos: Desenvolvimento Infantil/Brincar/Estimulação Precoce
Público: profissionais da área de Educação Especial e Inclusiva. Vagas: 40
Oficina 04: Altas Habilidades/Superdotação no chão da sala de aula – com profissionais do Polo de Altas Habilidades e Superdotação de Balneário Camboriú/SC.
Objetivo: promover o conhecimento sobre alunos com AH/SD. A oficina propõe estratégias de enriquecimento intracurricular que atendam às necessidades específicas desses estudantes, respeitando seus direitos e promovendo seu pleno desenvolvimento. Abordando conceitos, direitos e formas de trabalho contará com a formadora Juliana Andreatta Faber (Pedagoga) e sua equipe.
Conteúdos: Altas Habilidades e Superdotação; Conceitos; Direitos e forma de trabalho.
Público: Profissionais da área educacional, professores de AEE, psicopedagogos, coordenadores pedagógicos e interessados na temática, esta oficina é imperdível para quem busca aprimorar suas práticas pedagógicas inclusivas. Vagas: 40
Oficina 05: Paradesporto como Inclusão Reversa: Sensibilidade e empatia acerca das deficiências
Oficina organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social Mulher e Família de Balneário Camboriú/SC em parceria com a Coordenadoria de Política Pública a Pessoa com Deficiência.
A oficina tem como objetivo promover a empatia e a alteridade por meio de atividades paradesportivas. As formadoras Gévelyn Almeida, Adriana Alair da Silva e os para-atletas do Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes – ICED, oportunizarão circuitos flexibilizados de bocha paralímpica, atletismo/basquete e handebol em cadeiras de rodas.
Conteúdos: História dos esportes paralímpicos, habilitação e reabilitação, contextos inclusivos na sociedade. Público Alvo: Pessoas com e sem deficiência Vagas: 70
Oficina 06: Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA)
Oficina promovida pela AMA de Brusque/SC, tem com objetivo apresentar a teoria e a prática do CAA. As formadoras: Psicólogas Júlia Roberta e Jaqueline Perotoni, e a fonoaudióloga Amanda Graf Benachio oferecerão uma formação básica para parceiros de comunicação que lidam com pessoas não oralizadas, pouco oralizadas ou com dificuldades de comunicação.
Conteúdos: Conhecimentos básicos da CAA; sistemas e símbolos; ferramentas; acessos e recursos,; demonstrações práticas.
Público-alvo: Profissionais e familiares que convivem com pessoas com diferentes tipos de dificuldades na comunicação. Vagas: 40
Oficina 07: Potencializar os estudantes com deficiência de acordo com perfil funcional – com a Associação de Paradesporto e Educação de Camboriú/SC e Instituto Viva Paradesporto.
Objetivo: auxiliar os profissionais a compreender as potencialidades dos estudantes com deficiência. As professoras Fayola Daiane Bueno da Silva e Karla Costa de Liza abordarão a inclusão dos alunos nas atividades de Educação Física, o acesso igualitário a oportunidades e recursos, a adaptação das aulas às necessidades individuais, avaliações funcionais e objetivos individuais, além de implementar adaptações para atender a cada aluno de forma personalizada.
Conteúdos: Inclusão dos estudantes nas atividades de Educação Física; Acesso igualitário a oportunidades e recursos
Público Alvo: Profissionais de todas as áreas da Educação Vagas: 70
Oficina 08 – Minha língua é LIBRAS: vamos conversar
Oficina oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Itapema/SC, com os formadores Ana Cláudia Tavares Long e Rodrigo Garstka . O objetivo é apresentar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como uma ferramenta de inclusão social e educacional.
Conteúdos: História, legislação e diferenças entre Libras e Língua Portuguesa; vocabulário básico e estratégias de comunicação com pessoas surdas.
Público Alvo: Profissionais da Educação, pessoas interessadas em acessibilidade e inclusão Vagas: 30
Oficina 09: Tecendo práticas colaborativas no Ensino Regular – com os profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Balneário Piçarras/SC.
O objetivo é capacitar educadores e profissionais da educação no desenvolvimento de estratégias que estimulem habilidades cognitivas, acadêmicas, de vida diária e motoras/atividade física dos alunos. A oferta dos conteúdos abordará a estrutura organizacional, teoria e prática no ensino regular, visando uma abordagem pedagógica mais inclusiva e significativa. A formação será ministrada pelos professores do Ensino Regular, da Sala de Recurso e Segundo Professor.
Conteúdos: Estrutura organizacional; teoria e prática no cotidiano do ensino regular; Habilidades cognitivas e acadêmicas; Habilidade de vida diária; Público Alvo: Professores do Ensino Regular, da Sala de Recurso e Segundo Professor. Vagas: 40
OFICINAS
04 DE SETEMBRO DE 2025
(quinta-feira)
Período: Vespertino, das 14h às 16h
No período Matutino haverá nove oficinas. No período Vespertino serão ofertadas as mesmas oficinas do período da manhã e mais cinco, as quais segue informações abaixo. Total de quatorze no período vespertino.
Oficina 10: Acessibilidade digital: como criar conteúdos para todos – ministrada por Vivian Castro Ockner e Carlos Eduardo Mocelin, Sistema Integrado de Bibliotecas do IFC.
Objetivo: capacitar profissionais, criadores de conteúdo e gestores a produzir materiais digitais verdadeiramente inclusivos, com técnicas de acessibilidade em SEO, legendas, libras e audiodescrição. Descubra como utilizar legendas em vídeos e evite erros comuns na legendagem automática.
Conteúdos: Pilares da Acessibilidade Digital, uso de textos alternativos em imagens, estruturação semântica e ferramentas gratuitas para verificar acessibilidade. Os participantes ganharão: Curso com check list rápido de acessibilidade (para levar para casa);Guia com ferramentas e recursos gratuitos; Guia de acessibilidade do Google. Público: Todas as pessoas interessadas na temática Vagas: 30
Oficina 11: Espaços do Fazer – Projeto de vida
Oficina ministrada por Professor Casemiro José Mota do IFC Araquari. Com o objetivo de apresentar o projeto de vida como expressão individual e espaço a ser construído a partir da realidade de cada um.
Conteúdos: As essências do projeto de vida e o indivíduo.
Público Alvo: Docentes interessados no tema: Projeto de Vida Inclusivo. Vagas: 25
Oficina 12: Princípios de adaptação curricular para Ensino Fundamental II
Oficina promovida pelos professores do AEE Mariane Rodrigues de Souza do IFC-Araquari e Leonardo Rocha de Almeida do IFC – São Bento do Sul. Conheça as diretrizes e organizações de adaptações curriculares para diferentes disciplinas, compreenda o papel do professor de AEE nesse processo e promova o diálogo entre os participantes. Aprenda sobre a atuação dos professores de sala de aula e do Atendimento Educacional Especializado, estratégias de um currículo inclusivo, envolvendo diversas áreas do conhecimento e diretrizes para a elaboração do Plano de Acessibilidade.
Oficina 13 – Importância da Política Pública para Pessoa com Deficiência no Paradesporto e seu impacto na sociedade
Aprenda como as políticas públicas influenciam a inclusão de Pessoas com Deficiência no esporte e na sociedade, estabelecendo parcerias e promovendo o Paradesporto. Com as formadoras Professoras: Fayola Daiane Bueno da Silva e Giselle Margot Chirolli.
Conteúdos: Políticas Públicas; Paradesporto; Inclusão e Acessibilidade.
Público Alvo: Professores de todas as áreas da Educação Vagas: 70
Oficina 14: Habilidades preditoras e o método fonovisuoarticulatório no processo de alfabetização: uma estratégia inclusiva
Formadora: Mariana de Souza Caetano Fonoaudióloga clínica, especialista em Fonoaudiologia Educacional e Mestra em Educação da secretaria Municipal de Educação de Itajaí/SC
Conteúdos: Alfabetização; Necessidades Específicas; Método Multissensorial.
Público Alvo: Professores Alfabetizadores e demais profissionais interessados na temática.
Vagas: 40
Dia: 05 de setembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 8h30
Palestra de Encerramento: “As Novas Políticas de Inclusão e os Direitos das Pessoas com Deficiência. Palestrante: Eder Maicon Lopes Garcia – Advogado inscrito na OAB
Haverá certificação para os participantes
Faça a sua inscrição em: https://bit.ly/inclusaoifc
Contato: 47 21040877
E-mail: napne.camboriu@ifc.edu.br