A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, por meio do departamento de Educação Especial e Paradesporto, realiza a primeira edição do BC + Inclusa na Educação em parceria com o projeto Pernas Solidárias. A ação tem como objetivo promover inclusão de pessoas com deficiência e transtornos por meio do esporte.
A corrida está marcada para o dia 31 de agosto, às 7h30, no trecho da Avenida Atlântica entre a Praça Almirante Tamandaré e a Rua 2300. O evento faz parte da semana da inclusão, celebrada de 25 a 29 de agosto, e busca romper barreiras físicas e sociais, além de incentivar o voluntariado.
No projeto, corredores, ciclistas e triatletas conduzem pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em triciclos adaptados durante corridas de rua. Em Balneário Camboriú, participam alunos da Educação Especial e também pessoas atendidas por instituições como a AMA, APAE e Amor pra Down.
A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, destacou a importância da iniciativa:
“Esta ação representa um gesto de solidariedade, proporcionando uma vivência inclusiva para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O Pernas Solidárias fortalece vínculos sociais e dá espaço para o protagonismo dessas pessoas, sendo um projeto importante a ser adotado na cidade”, afirmou.
A diretora do departamento de Educação Especial e Paradesporto, Evori Santina Kaminski, ressaltou que a corrida encerra a semana da inclusão de forma especial.
“O objetivo da corrida não é fazer uma competição, mas sim promover uma interação e uma experiência para as nossas crianças e alunos da rede, para que eles possam vivenciar essa oportunidade de uma corrida bem inclusiva”, disse.
Toda a comunidade é convidada a prestigiar o evento e apoiar os participantes.