A Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) abriu inscrições para empreendedores culturais interessados em oferecer cursos e oficinas gratuitas nos espaços públicos do município. As atividades poderão ocorrer no Arquivo Histórico, na Biblioteca Municipal Machado de Assis e na Casa Linhares (sede e Escola de Arte e Artesanato).
Podem participar pessoas físicas, microempreendedores individuais e Organizações da Sociedade Civil. As inscrições devem ser feitas pela Plataforma 1Doc da Prefeitura, entre 21 de agosto de 2025 e 20 de agosto de 2027. O edital completo (Nº 010/2025/FCBC) está disponível no site www.culturabc.com.br, na aba Editais.
O objetivo é ampliar o acesso à produção cultural com cursos e oficinas de até seis meses de duração, destinados a moradores a partir de 12 anos. As propostas devem estar relacionadas às áreas de artesanato, artes populares e circo, artes visuais, audiovisual, cultura alimentar (oficinas teóricas), fotografia, literatura, dança, música, patrimônio cultural e teatro.
Os selecionados serão responsáveis por materiais, adequações necessárias e pela manutenção e limpeza dos espaços utilizados. A lista de inscrições homologadas será publicada mensalmente no site da Fundação Cultural e no mural de sua sede, na Rua 300, nº 50, Centro.
“O edital de ocupação dos espaços da Casa Linhares, da Biblioteca Municipal e do Arquivo Histórico vai ao encontro da transparência, da isonomia para aqueles grupos e coletivos culturais da cidade que queiram utilizar esses espaços para promover oficinas. Ao mesmo tempo, também vai ao encontro do nosso objetivo de ampliar cada vez mais as oficinas culturais promovidas com o apoio da Fundação Cultural, permitindo maior acesso à produção artística e cultural da cidade para o maior número possível de pessoas de Balneário Camboriú”, afirmou o diretor-presidente da Fundação, Allan Müller Schroeder.