A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) suspendeu, nesta sexta-feira (8), a captação e o tratamento de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) por medida de segurança. A decisão foi tomada após a identificação de manchas de óleo próximas à Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB), em Camboriú.
Equipes técnicas investigam a possível origem do contaminante no leito do Rio Camboriú, acima do ponto de captação. A autarquia também acionou a Fundação do Meio Ambiente de Camboriú (FUCAM) para auxiliar na apuração e adoção de medidas ambientais.
Em Camboriú, o fornecimento de água foi interrompido temporariamente. Já em Balneário Camboriú, o abastecimento segue mantido com o uso dos reservatórios, mas a Emasa alerta que, caso a paralisação se prolongue, algumas áreas poderão sentir os efeitos da redução no fornecimento.
“Ainda não é possível precisar quais regiões poderão ser afetadas, mas é importante que a população faça uso consciente da água enquanto trabalhamos para solucionar o problema”, afirmou o diretor técnico da Emasa, Jefferson Andrade.
Após identificar a origem do óleo e adotar as medidas cabíveis, a Emasa fará uma descarga preventiva na rede e retomará o tratamento de forma segura nos dois municípios. A empresa seguirá atualizando a população sobre o andamento das ações e a normalização do serviço.