A entrega do novo trecho da Avenida Martin Luther, em Balneário Camboriú, está marcada para este domingo (6), a partir das 9h. A inauguração integra a programação de aniversário do município e contará com apresentações musicais, desfiles e atividades para toda a família.
“Falta pouco para essa obra tão importante e aguardada ser entregue. Foram meses de trabalho intenso para garantir uma via com qualidade e segurança para quem mora e circula diariamente pela região”, afirmou a prefeita Juliana Pavan. Segundo ela, o projeto original foi revisado no início do ano e passou por ajustes, principalmente na iluminação, que não havia sido licitada anteriormente. Ipês também foram plantados como parte do paisagismo da via.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva, destacou o impacto positivo na mobilidade urbana.
“Mais de 20 mil veículos circulam pela região todos os dias. Este novo trecho vai ajudar a desafogar o trânsito e reduzir o tempo de deslocamento”, disse.
A liberação ao tráfego de veículos ocorrerá logo após o encerramento da cerimônia. A partir desse momento, a nova etapa da via poderá ser utilizada normalmente.
Mudanças no trânsito
Com a abertura, a Avenida das Gaivotas passará a ter mão única no sentido Avenida do Estado–Bairro. Já a Rua Flamingo funcionará em sentido oposto, Bairro–Avenida do Estado. A Avenida dos Tucanos continuará com o tráfego em mão dupla, mas poderá ser alterada para mão única no segundo semestre, com fluxo no sentido Sul–Norte, oposto ao da Martin Luther.
Para motoristas que residem nas ruas acima da nova via, como Macuco e Jaruva, e desejam seguir em direção a Itajaí, o novo trajeto sugerido é: Martin Luther, Rua Jaçanã, Rua Flamingo e Avenida do Estado.
O acesso à cidade pela Avenida do Estado permanece inalterado. A Martin Luther poderá ser acessada tanto pela Avenida das Gaivotas quanto seguindo diretamente pela Avenida do Estado, até que esta se torne mão única no trecho até a Gaivotas.
Trecho 3
A proposta de Operação Urbana Consorciada para captar recursos destinados à construção do terceiro e último trecho da Avenida Martin Luther foi enviada à Câmara de Vereadores no mês passado. A iniciativa consta no Projeto de Lei nº 148/2025, encaminhado pela prefeita Juliana Pavan.