A Fundação Cultural de Balneário Camboriú abriu, nesta segunda-feira (26), o período de inscrições para agendamento de espetáculos e eventos no Teatro Municipal Bruno Nitz. As solicitações devem ser feitas até as 23h59 do dia 25 de junho de 2025, por meio da plataforma on-line 1Doc, acessada pelo site da Prefeitura (https://www.bc.sc.gov.br) ou diretamente pelo link https://bc.1doc.com.br/b.php?pg=o/wp.
As regras para participação constam no Edital 006/2025, disponível em https://culturabc.com.br. O chamamento público define os espetáculos que ocuparão o teatro entre 1º de agosto de 2025 e 31 de julho de 2026.
As propostas serão avaliadas por uma comissão formada por membros da Fundação Cultural e das câmaras setoriais de Teatro, Música, Dança e Artes Populares e Circo. Os critérios de análise incluem qualificação técnica, compatibilidade com o espaço, relevância artística e impacto cultural. Datas não preenchidas na seleção inicial serão liberadas posteriormente.
Inaugurado em 27 de março de 2014, o Teatro Bruno Nitz está localizado na Avenida Central, nº 50, esquina com a Rua 300, no Centro de Balneário Camboriú. O espaço possui 2,8 mil metros quadrados, capacidade para 345 pessoas sentadas e infraestrutura com sistemas de climatização, sonorização, iluminação e acessibilidade. A Galeria Municipal de Arte funciona no piso superior do mesmo prédio.
Desde 16 de maio, o teatro passou a operar sob um novo regimento interno, instituído pelo Decreto Nº 12.324/2025, disponível no site https://www.diariomunicipal.sc.gov.br ou diretamente no link http://tiny.cc/vksk001.
Entre as mudanças, destaca-se a isenção da tarifa de ocupação para produções locais, inclusive com cobrança de ingressos, desde que tenham apenas uma diária. Produções externas terão tarifas reajustadas. O novo regimento também estabelece que a venda de ingressos deve respeitar o limite de lotação e a numeração das poltronas.
Projetos financiados por políticas públicas como a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Lei Rouanet, Programa de Incentivo à Cultura (PIC) e Pontos de Cultura credenciados passam a ter prioridade na ocupação do espaço.
O hall do teatro passa a ser de uso compartilhado com o complexo cultural (que inclui a Galeria Municipal de Arte), salvo quando solicitado previamente na inscrição do evento. Outra mudança foi a inclusão da Câmara Setorial de Artes Populares e Circo na comissão de pauta.
O novo regimento também permite o fechamento do teatro às segundas-feiras para limpeza, manutenção e compensação de jornada de trabalho dos servidores. Antes, não havia definição de dia fixo para esses serviços.
“A construção do novo regimento interno foi um processo coletivo, democrático e participativo. Um grupo de trabalho da Câmara Setorial de Teatro, com a Fundação Cultural, elaborou esse documento para atender os pedidos e as reclamações dos artistas, e esse documento foi submetido à aprovação do Conselho Municipal de Política Cultural. Mais datas foram disponibilizadas, ao mesmo tempo em que se ampliou a priorização para aquelas atividades de cunho público, ou seja, os projetos oriundos de leis de fomento cultural, democratizando o espaço do Teatro”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder.