A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú antecipou para esta terça-feira (6) a liberação da vacina contra a gripe para toda a população, conforme disponibilidade em estoque. A medida, inicialmente prevista para sábado (10), segue a orientação estadual, mas foi antecipada devido ao aumento nos casos de síndromes respiratórias.
“Estamos acompanhando e monitorando a situação e entendemos que antecipar a liberação da vacina é importante para prevenirmos novos casos ou evitar o agravo das doenças”, declarou a secretária de Saúde, Aline Leal.
Segundo ela, a imunização em massa reduz a circulação do vírus.
“Por isso é importante que as pessoas não deixem de se vacinar”, reforçou.
A vacina trivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Às segundas-feiras, a UBS Central atende até 20h30, e às quartas, a UBS do Bairro das Nações também conta com horário estendido. Nestes dias, qualquer morador pode ser atendido, mesmo que tenha outra unidade como referência.
Até as 11h desta terça-feira, 11.211 pessoas haviam sido vacinadas contra a gripe em Balneário Camboriú, o que corresponde a 20,70% do público-alvo. O índice é similar à média estadual (20,56%), mas ainda considerado baixo.
“É preciso que as pessoas se conscientizem e busquem a vacinação. Importante ressaltar que essa imunização deve ser feita antes do inverno, para evitarmos os casos mais graves”, alertou a diretora de Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro.
Ela orienta que, ao surgirem sintomas, os pacientes procurem atendimento médico nas unidades de saúde ou pelo serviço de Telemedicina, no número 800 888 6556.
A Secretaria reforça também as seguintes medidas preventivas:
Manter os ambientes ventilados;
Usar máscara em caso de sintomas respiratórios;
Evitar contato próximo com pessoas gripadas;
Higienizar as mãos com frequência;
Usar etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar;
Evitar tocar o rosto após contato com superfícies;
Desinfetar objetos e superfícies de uso frequente;
Não compartilhar objetos pessoais, como talheres e copos.