Faltam apenas 3 meses para a Copa do Mundo do Qatar e os brasileiros esperam, cada vez mais, pelo hexa.
A Copa deste ano chega com um fato inédito. Por conta do calor no Oriente Médio, será entre novembro e dezembro, algo nunca visto anteriormente.
A abertura da 22ª edição do campeonato mais disputado do planeta será no dia 20 de novembro, às 13 horas. Após a cerimônia inicial, acontecerá o primeiro jogo, entre Qatar e Equador.
O torneio que reúne 32 seleções divididas em 8 grupos, tem como principal campeão o Brasil, com 5 títulos, seguido por Alemanha e Itália, ambas com 4.
Nesta temporada, completou 20 anos do pentacampeonato da seleção brasileira. Desde então, a expectativa pelo sexto título segue na boca do povo.
Em 2022, o Brasil participará pela 22ª vez da Copa Mundo. Sim, é o único país que participou de todas as edições, desde 1930, no Uruguai.
A seleção brasileira entra como uma das favoritas para a competição e é a esperança de seus torcedores e daqueles que buscam uma renda extra nas casas de apostas.
ELIMINATÓRIAS
Se a torcida criou expectativas com essa seleção, é porque os jogadores deram motivos. O Brasil terminou as eliminatórias para a Copa do Mundo de forma invicta, com 45 pontos em 17 jogos. Foram 14 vitórias, 3 empates e nenhuma derrota.
Com essa pontuação, a seleção brasileira superou a Argentina de Marcelo Bielsa nas eliminatórias de 2002, que havia somado 43 pontos. Desta forma, o Brasil detém a maior campanha da história do torneio.
Vale lembrar também que Brasil e Argentina terminaram o campeonato com um jogo a menos, após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibir um jogo que iria acontecer na NEO Química Arena.
O motivo foi a falta de segurança devido a alta taxa de contaminação pela pandemia da Covid-19.
A campanha da seleção brasileira foi tão boa que o fez chegar ao topo do ranking mundial da FIFA. Confira o top 10:
- Brasil;
- Bélgica;
- Argentina;
- França;
- Inglaterra;
- Espanha;
- Itália;
- Holanda;
- Portugal;
- Dinamarca.
CONVOCADOS
A primeira lista dos atletas que irão compor as seleções na Copa do Mundo de 2022 será divulgada pelas confederações no dia 21 de outubro e a última, dia 11 de novembro.
Ainda não é possível saber quem serão os convocados pelo técnico Tite. Porém já dá para ter uma ideia com base nos últimos jogos.
A última lista de convocados foi composta pelos seguintes atletas:
- Alisson, Ederson e Weverton;
- Daniel Alves, Danilo, Alex Sandro, Alex Telles e Guilherme Arana;
- Éder Militão, Gabriel Magalhães, Marquinho e Thiago Silva;
- Bruno Guimarães, Casemiro, Danilo, Fabinho, Fred, Lucas Paquetá e Philippe Coutinho;
- Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha, Neymar, Raphinha, Richarlison, Rodrygo e Vinícius Júnior.
O Brasil estreia na competição no dia 24 de novembro, às 16h no estádio Nacional Lusail, contra a seleção da Sérvia.
SÉRVIA
A seleção da Sérvia foi a grande surpresa nas eliminatórias europeias, após terminar o campeonato como líder do grupo A e de forma invicta.
Os sérvios demonstraram ser bem aguerridos e lutar até o final. Se classificou no jogo contra Portugal de Cristiano Ronaldo com um gol no último minuto.
Mesmo sem ser uma seleção de tradição em copas (participou apenas de X), a Sérvia é uma das candidatas para ser a surpresa do torneio.
Por estar em seu grupo, o Brasil deve ficar atento com alguns jogadores.
- Dmitrovic: Goleiro titular do Sevilla (Espanha);
- Strahinja: A principal virtude do atleta é o jogo aéreo, por conta da sua altura. O zagueiro do Monaco (França) tem 1,93 cm;
- Dusan Tadic: Camisa 10 do Ajax (Holanda) e capitão da Sérvia;
- Aleksander Mitrovic: Esse é o camisa 9 da seleção sérvia. Foi dos pés dele que saiu a classificação para a Copa do Mundo.