terça-feira, 21 julho, 2026
BC Notícias
No Result
View All Result
  • Início
  • Cidade
    • Balneário Camboriú
    • Barra Velha
    • Blumenau
    • Bombinhas
    • Brusque
    • Camboriú
    • Florianópolis
    • Gaspar
    • Itajaí
    • Itapema
    • Navegantes
    • Penha
    • Piçarras
    • Porto Belo
    • Tijucas
  • Plantão Policial
  • Eventos
  • Saúde
  • Cultura
  • Política
  • Empregos
  • Esportes
  • Publicações Legais
BC Notícias
  • Início
  • Cidade
    • Balneário Camboriú
    • Barra Velha
    • Blumenau
    • Bombinhas
    • Brusque
    • Camboriú
    • Florianópolis
    • Gaspar
    • Itajaí
    • Itapema
    • Navegantes
    • Penha
    • Piçarras
    • Porto Belo
    • Tijucas
  • Plantão Policial
  • Eventos
  • Saúde
  • Cultura
  • Política
  • Empregos
  • Esportes
  • Publicações Legais
BC Notícias
No Result
View All Result
Início Geral Meio Ambiente

Balneário Camboriú conquista a maior separação de recicláveis em sua história

Os recicláveis recolhidos pelos caminhões, que passam de uma a três vezes por semana nos bairros, dependendo da região, são encaminhados gratuitamente a cooperativas da região.

Redação BC Notícias Por Redação BC Notícias
16 de agosto de 2022
Foto: Divulgação/Ambiental

Foto: Divulgação/Ambiental

49
COMPARTILHAMENTOS
378
Visualizações
CompartilharEnviar no Whats

Os números do Programa Municipal de Reciclagem, ReciclaBC, mostram que Balneário Camboriú atingiu em julho o percentual 8,9% na separação de recicláveis, sobre o total de resíduos recolhidos, o maior em sua história.

publicidade

Esses registros mensais são feitos há seis anos, e o percentual é calculado comparando-se a quantidade de recicláveis e de lixo comum recolhidos.

Em julho de 2017, a população de Balneário Camboriú separou para reciclagem 3,4% do total de resíduos, percentual que agora chega a 8,9%.

Em peso, o resultado é igualmente positivo, pois as 157 toneladas de seis anos atrás, agora são 410.

Balneário Camboriú está coletando para reciclagem o triplo da média nacional que é 3%, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

“Em Balneário Camboriú, estamos implementando obras e ações inovadoras de cuidado com o meio ambiente porque sabemos que o desenvolvimento da cidade tem que ser feito com esse olhar e com esse cuidado. Às muitas ações implementadas, que nos renderam prêmios nacionais, como o de “Cidade Lixo Fora d’Água”, da Abrelpe, e cidade número um em Meio Ambiente do Brasil 2021, pelo Connected Smart Cities, se juntam outras ações e programas importantes como esse de separação de lixo que se cristaliza e cresce em nossa cidade”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

“É o resultado de um trabalho contínuo de esclarecimento da população que, enxergando os resultados, adere ao esforço de um manejo mais sustentável dos resíduos”, define a engenheira Ivana Laís da Conceição, analista da Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda, empresa responsável pelo ReciclaBC.

Os recicláveis recolhidos pelos caminhões, que passam de uma a três vezes por semana nos bairros, dependendo da região, são encaminhados gratuitamente a cooperativas da região.

Está em construção, com expectativa de ser inaugurada ainda neste ano, uma moderna usina de reciclagem que absorverá o material coletado, possibilitando emprego e renda a trabalhadores do setor, organizados em cooperativas.

SAIBA MAIS SOBRE O RECICLABC

Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.

Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/

Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.

Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.

Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.

Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.

Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista a construção de uma Central de Valorização de Materiais, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.

Pergunta: onde estão localizados os ecopontos e o que eles recebem?
Resposta: na praça da Barra; em Taquaras na Alameda das Acácias esquina com Rua Flamboyan; na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na Avenida Palestina esquina com rua Paraguai. Eles funcionam 24 horas por dia e, durante o dia, têm um monitor prestando orientações (exceto o ecoponto da Taquaras). Eles recebem metais, plásticos, vidros, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas comuns (separadas das fluorescentes), pilhas e baterias. A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.

Pergunta: como funciona o PEV?
Resposta: O PEV recebe (linha branca) refrigeradores e congeladores, fogões, lavadoras de roupa e louça, secadoras, condicionadores de ar etc; (linha marrom) monitores e televisores de tubo, plasma, LCD e LED, aparelhos de DVD e VHS, equipamentos de áudio, filmadoras etc; (Linha Azul): batedeiras, liquidificadores, ferros elétricos, furadeiras, secadores de cabelo, espremedores de frutas, aspiradores de pó, cafeteiras etc; (Linha Verde): computadores desktop e laptops, acessórios de informática, tablets e telefones celulares etc; Resíduos de Construção Civil até 0,5m³; Resíduos de poda até 0,5m³; Resíduos recicláveis em geral; Resíduos Volumosos, todos eles em quantidades domiciliares e somente para moradores de Balneário Camboriú

O PEV não recebe pilhas e baterias; pneus; medicamentos vencidos; caixas d’água; telhas de fibrocimento; latas e restos de tinta; lâmpadas fluorescentes; embalagens de agrotóxicos ou óleos lubrificantes.

Funcionamento: Av. Santa Catarina, nº 801 – Estados (anexo a Secretaria de Obras), de segunda a sábado das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h50.

Para ver o calendário de coleta de resíduos comuns-> https://reciclabc.com.br/coletaderesiduos/

Para ver o calendário de coleta de resíduos recicláveis -> https://reciclabc.com.br/coleta/

Para agendamento de coleta de volumosos – WhatsApp 47 9963-5900

Para contato com o ReciclaBC – WhatsApp 47 99647-9495

Tags: ReciclaBCReciclagem
Redação BC Notícias

Redação BC Notícias

As informações publicadas são apuradas e redigidas pela Redação BC Notícias, que mantém o compromisso com a ética jornalística e a comunidade local. Jornalista responsável: Luís Gustavo Silva Solbas – MTB 6335/SC.

Leia também:

Divulgação

Noite de Caldos e Vinhos acontece na terça-feira no Lido di Mare, em Balneário Camboriú

20 de julho de 2026

O inverno combina com boa gastronomia, vinhos e momentos especiais. Pensando nisso, o Lido di Mare by Swiss realiza, na...

Divulgação / PMBC

Festa dos Amigos reúne mais de 50 mil pessoas em Balneário Camboriú neste sábado

18 de julho de 2026

A 26ª edição da Festa dos Amigos reuniu mais de 50 mil pessoas neste sábado (18) em Balneário Camboriú, segundo...

Divulgação

Final da Copa do Mundo terá transmissão em telão, feijoada e sunset no Lido di Mare

17 de julho de 2026

O domingo (19) promete reunir esporte, gastronomia e música em um só lugar no Lido di Mare by Swiss, em...

Divulgação

Águas de Camboriú promove mutirão de vagas para agente de saneamento neste sábado

17 de julho de 2026

A cidade de Camboriú cresce e se desenvolve e, para acompanhar, a Águas de Camboriú amplia de forma contínua as...

Foto: Beto Moretão

Balneário Camboriú terá dias de sol e temperaturas em elevação neste fim de semana

17 de julho de 2026

De acordo com o LabClima (Laboratório de Climatologia da Univali), entre sexta-feira e domingo, o sol aparece por bons períodos...

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Mais lidas

  • Divulgação / PMBC

    Festa dos Amigos reúne mais de 50 mil pessoas em Balneário Camboriú neste sábado

    32 Compartilhamentos
    Compartilhar 13 Tweet 8
  • 18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

    49 Compartilhamentos
    Compartilhar 20 Tweet 12
  • Balneário Camboriú celebra 62 anos com distribuição gratuita de bolo no Centro e na Barra

    28 Compartilhamentos
    Compartilhar 11 Tweet 7
  • Balneário Camboriú inicia obra que vai inverter acessos da BR-101 na Marginal Leste

    45 Compartilhamentos
    Compartilhar 18 Tweet 11
  • Final da Copa do Mundo terá transmissão em telão, feijoada e sunset no Lido di Mare

    16 Compartilhamentos
    Compartilhar 6 Tweet 4

O maior e mais completo portal de notícias de Balneário Camboriú.

BC Notícias Comunicação LTDA – CNPJ: 30.551.167/0001-01

Jornalista responsável: Luís Gustavo Silva Solbas – MTB 6335/SC

E-mail: [email protected]

Fone/whats: (47) 9 9925-3536

Imagens de estoque por Depositphotos

Site seguro

  • Publicações Legais
  • Política de Privacidade
  • Sobre o BC Notícias
  • Política Editorial – BC Notícias
  • Anuncie
  • Contato

© 2025 – BC Notícias – Todos os direitos reservados. BC Notícias é uma marca registrada no INPI, número 925463663.

No Result
View All Result
  • Início
  • Cidade
    • Balneário Camboriú
    • Barra Velha
    • Blumenau
    • Bombinhas
    • Brusque
    • Camboriú
    • Itajaí
    • Itapema
    • Navegantes
    • Penha
    • Piçarras
    • Porto Belo
    • Tijucas
  • Policial
  • Eventos
  • Saúde
  • Cultura
  • Política
  • Empregos
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Sobre o BC Notícias
  • Política Editorial – BC Notícias
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2025 – BC Notícias – Todos os direitos reservados. BC Notícias é uma marca registrada no INPI, número 925463663.