segunda-feira, 25 agosto, 2025
BC Notícias
No Result
View All Result
  • Início
  • Cidade
    • Balneário Camboriú
    • Barra Velha
    • Blumenau
    • Bombinhas
    • Brusque
    • Camboriú
    • Florianópolis
    • Gaspar
    • Itajaí
    • Itapema
    • Navegantes
    • Penha
    • Piçarras
    • Porto Belo
    • Tijucas
  • Plantão Policial
  • Eventos
  • Saúde
  • Cultura
  • Política
  • Empregos
  • Esportes
  • Publicações Legais
BC Notícias
  • Início
  • Cidade
    • Balneário Camboriú
    • Barra Velha
    • Blumenau
    • Bombinhas
    • Brusque
    • Camboriú
    • Florianópolis
    • Gaspar
    • Itajaí
    • Itapema
    • Navegantes
    • Penha
    • Piçarras
    • Porto Belo
    • Tijucas
  • Plantão Policial
  • Eventos
  • Saúde
  • Cultura
  • Política
  • Empregos
  • Esportes
  • Publicações Legais
BC Notícias
No Result
View All Result
Início Geral Saúde

Hospital Municipal de BC passará a atender apenas moradores do município

Redação BC Notícias Por Redação BC Notícias
9 de agosto de 2019
792
COMPARTILHAMENTOS
4k
Visualizações
CompartilharEnviar no Whats

A prefeitura de Balneário Camboriú reuniu a imprensa na tarde desta sexta-feira (09) para comunicar mudanças que o município pretende tomar nos próximos 150 dias na área da saúde.

O Pronto Socorro do Ruth Cardoso irá fechar, mas o município ganhará mais duas unidades de Atendimento 24 horas, além da existente na Barra. Será aberto Um Pronto Atendimento no Bairro dos Municípios e a Upa das Nações, que receberão cidadãos de qualquer lugar, 24 horas.

Os pacientes de Balneário Camboriú serão atendidos pelas Unidades Básicas de Saúdes, inclusive quatro delas possuem horário estendido até as 22h, e os casos de urgência e emergência serão atendidos nas novas Unidades de Pronto Atendimento do Bairro dos Municípios e do Bairro Nações e no PA da Barra como é feito hoje, em caso de cirurgia ou internação os pacientes moradores de Balneário Camboriú serão encaminhados ao Ruth Cardoso.

Os turistas e moradores de outras cidades serão atendidos na UPA das Nações e nos PA’s da Barra e dos Municípios. Se eles precisarem de cirurgia/internação serão encaminhados para os hospitais regionais de referência em Itajaí, Blumenau ou Florianópolis.

O Município irá avaliar se manterá os atendimentos do centro obstétrico e maternidade para os pacientes de cidades vizinhas. Neste primeiro momento estão mantidos todos os atendimentos.

O novo sistema de atendimento do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) passa a vigorar em cinco meses e deve aliviar a superlotação crescente que supera em muito a estrutura que o hospital oferece. O objetivo principal da mudança é garantir o bom atendimento aos pacientes e manter a qualidade necessária no serviço dos que procuram o hospital. A partir da aplicação do novo sistema, os atendimentos no Ruth Cardoso virão de encaminhamentos feitos pelas unidades de pronto atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde e unidades de Saúde especializadas do Município.

Neste prazo de 150 dias, serão abertos um novo Pronto Atendimento no Bairro dos Municípios e, também, a Unidade de Pronto Atendimento do Bairro das Nações, que se somarão à Unidade de Pronto Atendimento da Barra, perfazendo três portas de atendimentos de Urgência e Emergência para a comunidade. Com o novo modelo, o Pronto Socorro do Hospital Ruth Cardoso será desativado.

O prazo de cinco meses para inicio do novo sistema de atendimento do Hospital Ruth Cardoso se da para que sejam concluídas as obras dos prontos atendimentos das Nações e Municípios e para que a microrregião possa se adequar a nova realidade.

Também nesse período, para a mudança do sistema de atendimento, a Secretaria de Saúde irá proceder a desabilitação do Hospital Ruth Cardoso da Rede de Urgência e Emergência junto ao Ministério da Saúde e despactuar o hospital junto a Comissão Intergestora Regional (CIR). o que na prática significa que o Ruth Cardoso receberá somente pacientes do Município de Balneário Camboriú no formato referenciado, ou seja. ‘Porta Fechada”.

“A mudança do sistema de atendimento é necessária para salvaguardar vidas, manter uma qualidade de serviço compatível com as expectativas da comunidade e redimensionar o fluxo de atendimento do Ruth Cardoso à estrutura existente para a qual ele foi projetado”, explica a Secretária de Saúde Andressa Hadad.

“Só neste ano, a superpopulação já causou o fechamento da sala de emergência do Pronto Socorro do hospital 12 vezes, e da UTI neonatal 2 vezes. O hospital trabalha acima do limite, e a tendência observada é de aumento cada vez maior desse fluxo de pacientes para o Ruth Cardoso. Portanto, se o sistema de atendimento não for mudado, em breve vai ocorrer um colapso no atendimento do hospital com graves consequências para os pacientes. Isso não podemos deixar acontecer”, complementa a Secretária.

Histórico e números do HMRC

O Hospital Ruth Cardoso é um hospital municipal de média complexidade com 117 leitos que foi dimensionado para atendimento a urna População de 135 mil habitantes. Atualmente atende uma população da microrregião de cerca de 300 mil habitantes no sistema “porta aberta” devido a pactuação para atendimento aos municípios da microrregião nas especialidades de trauma e obstetrícia.

Em razão disso, a média de atendimentos chega a 9 mil pacientes/mês, a um custo anual de R$ 60 milhões, sendo 75% bancado pelo Município de Balneário Camboriú e 25% SUS.

Dos atendimentos no Pronto Socorro, 61,6% são de moradores de Balneários Camboriú, 38.4% de outros municípios da região. Da média de 280 partos/mês feitos, 36% são de Balneário Camboriú e 64% de outros municípios.

Entenda as principais mudanças no atendimento do Ruth Cardoso

Após o anúncio da administração municipal, a respeito das mudanças que ocorrerão no atendimento do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), muitas dúvidas dos cidadãos surgiram nas redes sociais. As mudanças ocorrerão após 150 dias e visam garantir o bom atendimento aos pacientes e manter a qualidade necessária no serviço dos que procuram o hospital. Abaixo, confira as principais dúvidas e respostas, acerca do tema:

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

Quais as melhorias que o novo sistema de atendimento proporcionará?

1- Atendimento certo no lugar certo: Mais qualidade no atendimento de urgência e emergência com duas portas a mais – UPA do Nações e PA do Municípios, além do PA da Barra.
2- Maior vazão às cirurgias eletivas que hoje se encontram represadas.
3- Adequação da capacidade física do HMRC ao fluxo de atendimento para o qual foi projetado.
4- Redução das filas de espera nos prontos atendimentos em razão do aumento no número de portas.
5- Maior resolução dos casos devido a agilização do sistema de atendimento.
6- Aumento da oferta de atendimento de urgência e emergência no Município.
7- Essa é uma medida de proteção à Vida.

O Pronto Socorro do Hospital vai fechar?

– O Hospital Ruth Cardoso adotará sistema de atendimento referenciado. O novo sistema de atendimento do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) passa a vigorar em cinco meses e deve aliviar a superlotação crescente que supera em muito a estrutura que o hospital oferece. O objetivo principal da mudança é garantir o bom atendimento aos pacientes e manter a qualidade necessária no serviço dos que procuram o hospital. O Pronto Socorro fecha, mas o município ganhará mais duas unidades de Atendimento 24 horas, além da existente na Barra. Será aberto Um Pronto Atendimento no Bairro dos Municípios e a Upa das Nações, que receberão cidadãos de qualquer lugar, 24 horas.

Como serão os atendimentos?

– A partir da aplicação do novo sistema, os atendimentos no Ruth Cardoso virão de encaminhamentos feitos pelas Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento 24 horas.

Quando isso vai acontecer?

– Dentro de 150 dias.

Como será o atendimento dos pacientes com o fechamento do Pronto Socorro do Ruth?

– Os pacientes de Balneário Camboriú serão atendidos pelas Unidades Básicas de Saúdes, inclusive quatro delas possuem horário estendido até as 22h, e os casos de urgência e emergência serão atendidos nas novas Unidades de Pronto Atendimento do Bairro dos Municípios e do Bairro Nações e no PA da Barra como é feito hoje.

E os turistas e moradores de outras cidades?

Os turistas e moradores de outras cidades serão atendidos na UPA das Nações e nos PA’s da Barra e dos Municípios. Se eles precisarem de cirurgia/internação serão encaminhados para os hospitais regionais de referência.

E a maternidade não vai atender mais pacientes de outras cidades?

O Município irá avaliar se manterá os atendimentos do centro obstétrico e maternidade para os pacientes de cidades vizinhas. Neste primeiro momento estão mantidos todos os atendimentos.

Porque essa medida foi tomada?

– Devido a constante superlotação do hospital. O Ruth Cardoso tem 117 leitos e capacidade para atender a população da cidade, que tem cerca de 135 mil habitantes. Porém está atendendo pacientes de toda a microrregião, cerca de 300 mil habitantes. Essa é uma medida de proteção à Vida.

– Só nos dois últimos meses, a superpopulação já causou o fechamento da sala de emergência do Pronto Socorro do hospital 12 vezes, e da UTI neonatal 2 vezes. O hospital trabalha acima do limite, e a tendência observada é de aumento cada vez maior desse fluxo de pacientes de toda a nossa microrregião para o Ruth Cardoso.

Sou de Balneário Camboriú e meu filho caiu e quebrou um pé, para onde vou então?

– Para a UPA das Nações e ou nos PA’s da Barra e dos Municípios.

Sou de Camboriú e estou tendo um mal estar e preciso de atendimento médico no final de SEMANA. Num caso como esse eu iria para o PS, mas após essa medida para qual local devo ir?

Todas as pessoas, independente de qual cidade, serão recebidos e estabilizados tanto no PA da Barra ou nas novas Upas do Nações ou Municípios.

Redação BC Notícias

Redação BC Notícias

As informações publicadas são apuradas e redigidas pela Redação BC Notícias, que mantém o compromisso com a ética jornalística e a comunidade local. Jornalista responsável: Luís Gustavo Silva Solbas – MTB 6335/SC.

Leia também:

Arquivo PMBC

Balneário Camboriú abre auditoria sobre contrato dos parquímetros

24 de agosto de 2025

A Prefeitura de Balneário Camboriú instaurou, nesta última quinta-feira (21), uma auditoria interna para investigar o contrato dos parquímetros firmado...

Foto: Geórgia Cordeiro

Camboriú lança Tech Chef, projeto pioneiro que une gastronomia e tecnologia na educação pública

24 de agosto de 2025

Camboriú deu início nesta última terça-feira, 19 de agosto, ao Tech Chef, projeto inédito no Brasil que integra gastronomia e...

Divulgação

Vigilância Sanitária fecha creche clandestina com 12 crianças em Camboriú

24 de agosto de 2025

A Vigilância Sanitária de Camboriú interditou, nesta última semana, uma creche clandestina que funcionava sem licença no bairro Rio Pequeno....

Redes Sociais

Morre Marcos Antônio Pereira, pianista conhecido em Balneário Camboriú

24 de agosto de 2025

Faleceu na noite de sexta-feira (22) o pianista Marcos Antônio Pereira, após complicações de uma cirurgia cardíaca. Marcos era figura...

Fotos: Tiago Winter / Barra FC

Barra FC vence o Ceilândia e garante vaga nas quartas da Série D

23 de agosto de 2025

O Barra Futebol Clube, representante de Balneário Camboriú conquistou uma vitória emocionante neste sábado, garantindo sua vaga nas quartas de...

Variedades

Imagem: BC Notícias

Como desentupir ralos com segurança e evitar prejuízos na tubulação

21 de julho de 2025

Imagem: BC Notícias

9 formas de reduzir o consumo de gás enquanto cozinha

19 de julho de 2025

Imagem: BC Notícias

Dormir com ventilador ligado faz mal? Veja o que dizem os especialistas

16 de julho de 2025

Imagem: BC Notícias

5 truques que toda dona de casa deveria saber para amaciar toalhas

15 de julho de 2025

Imagem ilustrativa: BC Notícias

Pinho Sol funciona para lavar roupas? veja como usar com segurança

14 de julho de 2025

O maior e mais completo portal de notícias de Balneário Camboriú.

BC Notícias Comunicação LTDA – CNPJ: 30.551.167/0001-01

Jornalista responsável: Luís Gustavo Silva Solbas – MTB 6335/SC

E-mail: contato@bcnoticias.com.br

Fone/whats: (47) 9 9925-3536

Imagens de estoque por Depositphotos

Site seguro

Parceiros

BC Vagas
Receitas Já
Agora Floripa

  • Publicações Legais
  • Política de Privacidade
  • Sobre o BC Notícias
  • Política Editorial – BC Notícias
  • Anuncie
  • Contato

© 2025 – BC Notícias – Todos os direitos reservados. BC Notícias é uma marca registrada no INPI, número 925463663.

No Result
View All Result
  • Início
  • Cidade
    • Balneário Camboriú
    • Barra Velha
    • Blumenau
    • Bombinhas
    • Brusque
    • Camboriú
    • Itajaí
    • Itapema
    • Navegantes
    • Penha
    • Piçarras
    • Porto Belo
    • Tijucas
  • Policial
  • Eventos
  • Saúde
  • Cultura
  • Política
  • Empregos
  • Esportes
  • Publicações Legais
  • Sobre o BC Notícias
  • Política Editorial – BC Notícias
  • Política de Privacidade
  • Contato

© 2025 – BC Notícias – Todos os direitos reservados. BC Notícias é uma marca registrada no INPI, número 925463663.