3 insights para o marketing de construtoras pós-pandemia

Nessa semana, começou oficialmente o processo de vacinação no Brasil e, aos poucos, a pandemia parece estar passando. Fica claro que ainda não chegamos ao final desse período, mas já é importante se preparar para o mercado no cenário pós-pandemia.

É o momento para que você, CEO de construtora ou imobiliária, comece a pensar em estratégias assertivas para o marketing da sua empresa.

Isso porque 1. O momento comprovou que é importante ter investimentos cirúrgicos, com alto nível de precisão e números expressivos de retorno e 2. A chance de uma empresa desconstruir toda a autoridade de marca que produziu em anos de trabalho por causa de uma má gestão em tempos adversos é bem grande.

Para auxiliar nessa tarefa, a equipe da 2BChosen Agency, agência especializada no segmento, listou alguns insights que podem ajudar você a conseguir otimizar os #resultados através de um marketing inteligente.

Abaixo, você confere três deles:

1. Reforce sua presença digital

A utilização de redes sociais aumentou consideravelmente no último ano – as pessoas estão ficando mais em casa e o contato com trabalho, amigos e até família, antes feito presencialmente, é cada vez mais digital – tem gente até falando em mudar definitivamente para o home office.

Por isso, pensar em presença digital é fundamental – e não estamos falando do feijão com arroz.

A grande sacada é entender o tipo de conteúdo que seu público quer consumir ao invés de direcionar os esforços para uma estratégia de frequência padrão em que você tenta empurrar produto ao cliente (o famoso “faz uns três posts por semana com aquelas fotos que o corretor tirou com um celular que tá bom”). O reforço não deve vir de produzir mais, mas de produzir melhor.

Anúncios pagos, por exemplo, são um caminho viável para otimizar investimento e manter uma base de leads com números equilibrados. Mas para isso ocorrer é preciso ter estratégias bem fundamentadas e alinhadas ao público, nada de “impulsionar pra ganhar curtida no Facebook”.

Você já pensou, por exemplo, em anunciar em sites de notícias ou no Spotify? São duas frentes pouco utilizadas pelo segmento imobiliário e que tem alinhamento a esse público cada vez mais digitalizado. O mesmo vale para o SEO – se as pessoas estão passando mais tempo no celular/computador, elas vão utilizar mais o Google (e quem estiver melhor posicionado lá vai aproveitar mais esse cenário).

“Mas de onde eu vou tirar recurso para fazer anúncio pago?” Você investe em mídia exterior? Se for o caso, realoque o custo mensal de um de seus painéis para o marketing digital. Vai ser muito mais proveitoso, já que as pessoas estão menos na rua. Se não tiver mídia exterior, cancele um dos eventos que estavam em sua programação para esse ano (vale lembrar que aglomerações ainda não são permitidas). Resumindo: realoque o valor de pelo menos um dos itens do seu orçamento para o marketing digital. Garanto que com uma estratégia bem montada, você vai ficar surpreso positivamente com o resultado.

Outro ponto a se considerar é que com as pessoas passando mais tempo na internet (principalmente redes sociais), a tendência é que o número de mensagens aumente. Não falo apenas de consultas por #imóveis, mas também de clientes buscando sua empresa para tirar dúvidas ou até mesmo negociar parcelas. Com isso, ter uma atenção maior aos diversos chats disponíveis (Instagram Direct, WhatsApp, Facebook Messenger, ImovelWeb, OLX, Zap, Webmotors, Site… a lista vai longe) é bem importante.

2. Seja humano

Pela experiência que temos produzindo e veiculando conteúdo para o segmento imobiliário, sabemos que vídeos com pessoas “reais” – aquelas que estão próximas do consumidor e fazem parte do dia-a-dia da empresa – geram pelo menos 3x mais engajamento. Some isso ao “fator Corona” (certas pessoas estão em isolamento social e clamam por contato humano) e fica clara uma oportunidade de acelerar seu alcance.

Nossa sugestão é não ter medo de “dar a cara a tapa”, humanizar sua marca o máximo possível, principalmente utilizando profissionais de relacionamento ou #vendas.

É importante, claro, que estes materiais tenham um conteúdo inteligente e pelo menos algum nível de produção. Ninguém quer parar pra assistir um vídeo escuro com áudio ruim.

3. Paute sua comunicação na sinceridade

Outro quesito extremamente importante nesse contexto é que você entenda de uma vez por todas: quem está recebendo a mensagem não é bobo. Veicule uma mensagem alinhada à realidade sempre. Obviamente não há nada errado em mostrar otimismo e passar mensagens positivas, mas é importante nesse cenário não inventar números e fugir da realidade.

O mercado está passando por alterações drásticas. Todo mundo já percebeu que a valorização projetada não é mais a mesma, que a relação oferta e demanda vai mudar e que os próximos anos serão diferentes do que se esperava. Cabe a você se adequar a isso e se posicionar como parceiro do seu cliente, um verdadeiro consultor para encontrar as melhores alternativas, ou tentar inventar uma realidade e cair do cavalo.

Esses são só três dos insights que separamos em um material gratuito para auxiliar construtoras e incorporadoras a acelerar os resultados no cenário pós-pandemia. Achou interessante e quer saber os outros? Dá uma olhada no link aqui embaixo.

Repetimos – o material é gratuito!

http://2bchosen.rds.land/7-insights-construtoras

Quem é a 2BChosen?

A 2BChosen é uma agência que atua desde 2017 no segmento de aplicativos na sede em São Paulo/SP e em 2020 ingressou no mercado de publicidade e marketing para atender o concorrido mercado do litoral catarinense. Com uma equipe de especialistas com vários cases de sucesso no mercado imobiliário, a agência atende com excelência construtoras e imobiliárias de Balneário Camboriú, Porto Belo, Bombinhas, Navegantes, Piçarras e Barra Velha.